top of page
Projeto.png
Moldura 2.png

      No ano de 2022, uma personagem da história do Brasil, a Independência, está no centro das atenções e, estimula a nação brasileira a se repensar, avaliar seu processo histórico e debater projetos de nação. É nesse contexto que surge o projeto “Bicentenário da Independência do Brasil no Pará”, um projeto que objetiva reunir a comunidade de professores, historiadores e estudiosos na construção de produtos acadêmicos e educacionais para propor uma reflexão sobre o momento de comemorações do bicentenário da independência.

​

      O projeto prevê o resgate e publicação de três obras de referência: “Revista do IHGP: Ensaios sobre a independência do Brasil no Grão-Pará”, “Grenfell na História do Pará (1823-1824)” ambas de Palma Muniz e “Motins Políticos” de Domingos Antônio Raiol, também a publicação de dissertações contemporâneas que abordam a temática da Independência do Brasil no Pará dos pesquisadores Prof. Dr. Adilson Júnior Ishihara Brito, Prof. Dr. José Alves de Souza Junior e Prof. Dr. Cleodir da Conceição Moraes. A produção de um documentário, intitulado “Dois Séculos de História: as narrativas sobre a independência do Brasil no Pará” que abordará as reflexões de pesquisadores e análise documental sobre o tema e de uma série de poscasts chamada “Quem conta a História? - O Bicentenário de independência do Brasil no Pará” que contará com a participação dos professores Geraldo Mártires Coelho, José Alves de Souza Júnior, Adilson Júnior Ishihara Brito, Cleodir da Conceição Moraes, Michelle Rose Menezes de Barros Rafael Ferreira, Ieda Palheta e Sara Suliman, comentando as temáticas mais relevantes sobre a independência no Pará.

​

      Todas essas produções serão disponibilizadas gratuitamente para todos no portal da Independência no Pará, um espaço que busará ser referência sobre o tema.

​

      O projeto é uma parceiria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Universidade Federal do Pará e a Editora e Produtora Cabana, e conta na gestão da Sectet com a Dra. Edilza Joana de Oliveira Fontes e na coordenação do projeto o Prof. Dr. Francivaldo Alves Nunes.

Moldura 1.png
bottom of page